FOLLOW US ON   Segafredo Facebook Fan Page Segafredo Iberia Instagram Segafredo Twitter Page
Pesquisar
  • pt
Partilhe esta página
Facebook
Twitter
O CULTIVO

O cafeeiro requer um clima quente e húmido, que se encontra entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.
Por isso, cresce na faixa equatorial da Africa, Ásia e América. A espécie Robusta adapta-se a altitudes e temperaturas diversificadas e é mais resistente a doenças e parasitas, enquanto que a Arábica é uma espécie mais frágil, que teme os excessos de calor e humidade.

O cultivo necessita de uma temperatura constante entre os 15 e 25 graus e um terreno húmido, num solo gradualmente inclinado, protegido do vento, numa altura entre os 900 e os 1200 metros para a espécie Arábica, e em terreno abaixo de 500 metros para a Robusta. O cafeeiro pode alcançar 10 metros de altura, mas normalmente são podados a cerca de 3 metros para facilitar a colheita.

Durante o ano pode haver dois ou três florescimentos: o tempo que passa entre o florescimento e o amadurecimento dos frutos varia de 6 a 14 meses. A produção anual por cafeeiro é de 1,5 – 2kg de café, salvo nas plantações mais modernamente equipadas onde se pode superar tais valores.

O maior produtor de café é o Brasil, seguido do Vietname, Colômbia, Indonésia, Índia e Guatemala.

Na América do Sul produz-se principalmente Arábica, que cobre os três quartos da produção mundial, enquanto na África, Índia, Indonésia e Vietname é predominante a Robusta.