FOLLOW US ON   Segafredo Facebook Fan Page Segafredo Iberia Instagram Segafredo Twitter Page
Pesquisar
  • pt
Partilhe esta página
Facebook
Twitter
5 CONSELHOS PARA UM CAFÉ PERFEITO, FEITO EM CAFETEIRA MOKA

Se um bom Espresso é fruto de competência e técnica, a preparação do café numa cafeteira moka é um ritual pessoal, que combina paixão, gosto pessoal, conhecimento de cada cafeteira e o uso de segredos não revelados.

Segafredo Zanetti aconselha algumas dicas para fazer uma “moka” com perfeição.

 ico_acqua

1) A qualidade da água. Utilizar de preferência água mineral. Águas com calcário modificam o gosto do café. Não usar água já quente para diminuir o tempo de saída. A água deve aquecer gradualmente.

 ico_misura

2) A dose certa. Deitar água no recipiente de aquecimento sem superar o nível da válvula e encher completamente o filtro de café evitando pressioná-lo.

 ico_fornello

3) No fogão: A chama deve ser baixa. Quanto mais lenta for a ebuliçao, melhor será o café e não se arrisca a queimar a pega que, aconselhamos a trocar regularmente. Levante a tampa da cafeteira para evitar que o vapor de água caia, alterando o gosto do café. Quando estiver pronto, retire a cafeteira do lume, evitando absolutamente que ferva.

 ico_moka

4) Antes de saborear o café. Antes de servir o café, mexa o café com uma colher na cafeteira para uniformizar a densidade. Beba-o logo que esteja pronto para saborear ao máximo aroma e sabor.

 ico_manutenzione

5) A manutenção. Limpe com cuidado a cafeteira todas as vezes que fizer o café; não use em caso algum sabão ou detergente, mas sim água quente. Limpe o filtro com muito cuidado para não deixar resíduos. Se uma cafeteira é nova ou não é utilizada por muito tempo, faça dois ou três cafés com pouco pó antes de a utilizar normalmente. Depois da abertura, verter o pó de café para um recipiente com fecho hermético  e conserve-o no frigorífico (geladeira), para que o aroma não seja alterado.

A versão napolitatana
Alguns conselhos também para a menos comum, mas ainda usada, cafeteira napolitana:
a)
Encha de água, sempre fresca e não calcária, até o nível do orifício da cafeteira sem bico.
b)
Encha de café o filtro até ao nível e, sem fazer pressão sobre o pó, feche a parte superior (a que tem o bico).
c)
Coloque a cafeteira no fogo e espere o início da ebulição, até que ouça sair o vapor, assobiando pelo orifício do respiro.
d)
Nesse momento tire a cafeteira do fogo e vire lentamente esperendo que a água, passando através do café, possa descer para a parte inferior.
e)
Depois de a usar, lave com cuidado todas as parte da cafeteira e verifique sempre que não o orifício não fique obstruído.